Oficinas - Dia 8

Oficinas – Dia 8

As oficinas são espaços de formação e interação a partir do compartilhamento de técnicas artísticas e saberes culturais com os participantes inscritos. Esse momento será mediado tanto por integrantes da comunidade escolar do Ifes, quanto por outros agentes, artistas, produtores e fazedores de cultura da sociedade que se interessaram em colaborar com o evento. 

As vagas das oficinas estão esgotadas. Para participar das outras atividades do Conexão Arte e Cultura inscreva-se aqui.

Todas as oficinas do dia 8 de dezembro acontecem das 10h às 11h30.

Oficina: Amigurumi Emoji
Ministrante: Alessandra Aguiar Vilarinho
Ementa: Apresentação dos pontos básicos de crochê para confecção de um amigurumi emjis de crochê. Apresentação da formas de leitura das receitas dos projetos de crochê. Apresentação do algoritmo (receita) de construção de um amigurumi emoji de crochê. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Como criar vídeos para mídias sociais usando CapCut
Ministrante: Pietra Borchardt
Ementa: Apresentação das principais funções gratuitas do aplicativo para celular CapCut, que pode ser usado para edição de vídeos para internet. Entre as funções: inserção e recorte de vídeos, transições, inclusão de legenda e trilha sonora. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Fotografia com celular
Ministrante: Tiago José Pessotti
Ementa: Introdução à fotografia digital. Alinhamento, enquadramento, simetria e algumas técnicas fotográficas. Diafragma, ISO e Exposição. Equilíbrio de branco. Fotografia em preto e branco. Um pouco sobre fotografia com câmeras profissionais. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Sarau literário “Capixabice é”
Ministrante: Luciana Medeiros dos Santos
Ementa: A temática da oficina tem abordagem para a identidade cultural do capixaba. Quem vive no Espírito Santo terá a oportunidade de produzir literatura sobre si mesmo, sobre o lugar que reside, descrever como é viver aqui e valorizar o seu espaço. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Lettering: um introdução
Ministrante: Camila David Dalvi
Ementa: Por meio desta oficina, buscamos desenvolver uma forma de arte muito usada e aplicada atualmente: o Lettering, de forma a aproximar e diferenciar da caligrafia e da tipografia, com introdução das diversas possibilidades, incluindo a falsa caligrafia. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Introdução ao Teatro Épico
Ministrante: Alciares Mello dos Santos
Ementa: O teatro épico e os dispositivos de distanciamento. A obra de Bertolt Brecht. Ruptura dramática. O papel crítico do teatro. Ator criador e ator crítico. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Encontrando emoções: trabalhando a arte da dança do ventre
Ministrante: Daiene Silva Manske
Ementa: A oficina objetiva apresentar a cultura, a música árabe e a história da Dança do Ventre. Inclui as técnicas específicas na performance desta dança e proporciona a correta execução dos movimentos e deslocamentos. Ao longo da oficina os alunos desenvolvem a percepção quanto a coordenação motora, o controle da respiração, a harmonização dos movimentos, a memorização e a conscientização do seu corpo em todas essas dimensões, habilitando-se a aplicar a técnica na execução artística da dança. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Conheça também as oficinas ofertadas no dia 6 e no dia 7 de dezembro.