Oficinas - Dia 7

Oficinas – Dia 7

As oficinas são espaços de formação e interação a partir do compartilhamento de técnicas artísticas e saberes culturais com os participantes inscritos. Esse momento será mediado tanto por integrantes da comunidade escolar do Ifes, quanto por outros agentes, artistas, produtores e fazedores de cultura da sociedade que se interessaram em colaborar com o evento. 

As vagas das oficinas estão esgotadas. Para participar das outras atividades do Conexão Arte e Cultura inscreva-se aqui.

Todas as oficinas do dia 7 de dezembro acontecem das 19h às 20h30.

Oficina: Imagem pessoal para artistas
Ministrante: Pietra Borchardt
Ementa: Sua imagem pessoal vende sua arte ou se desconecta dela? Esta oficina servirá para pensar nas características que compõe sua arte e como elas podem ser expressadas conscientemente por meio da imagem pessoal do artista, para gerar conexão e coerência entre arte e artista. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: As matriarcas negras de Conceição Evaristo e a luta contra a invisibilidade: um caminho de resistência
Ministrante: Nanine Renata Passos dos Santos Pereira
Ementa: A proposta da oficina é apresentar a poética de Conceição Evaristo e a sua potência em favor da luta contra o racismo, apresentando seus personagens femininos mais marcantes. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Pintura em tecido com réguas (stencil)
Ministrante: Tania Maria Nippes Dallapicola
Ementa: Ensinar a técnica da pintura em tecido com stencil, barrado de acabamento. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Artes visuais – realismo, profundidade, perspectiva, sombreamento e pintura em tela
Ministrante: Maria Cláudia Bachion Ceribeli
Ementa: Realismo, profundidade e perspectiva no desenho. Técnica de sombreamento no desenho e na pintura, colorido e preto e branco. Prática de pintura em tela para iniciantes. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Diáspora escolar: Cortejo nas redes capixabas. Metodologia “Dance fusion como descolonizar um corpo?”
Ministrante: Yuriê Pâmella Perazzini
Ementa: “Diáspora Escolar: Cortejo nas redes capixabas’’ é uma oficina oferecida pela Casa Urbana – CASU, juntamente com a artista Yuriê Perazzini. Visa sensibilizar professores e estudantes sobre as temáticas das danças afro diaspórica, aproximando diferentes realidades para além do que são oferecidos como cultura hegemônica eurocentrada. A partir dos trabalhos criados, produzidos e experienciados na cidade de Vitória/ES, a oficina dialoga de modo transdisciplinar, com diferentes conteúdos escolares a partir da dança. Além disso, ela faz reflexões sobre o corpo afro descendente, o espaço que habita no território capixaba e as diferentes formas de ressignificar o cotidiano e transformá-lo em arte e cultura. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Encontrando emoções: Trabalhando a arte da dança do ventre
Ministrante: Daiene Silva Manske
Ementa: A oficina tem como objetivo apresentar a cultura, a música árabe e a história da Dança do Ventre. Inclui as técnicas específicas na performance desta dança e proporciona a correta execução dos movimentos e deslocamentos. Ao longo da oficina os alunos desenvolvem a percepção quanto a coordenação motora, o controle da respiração, a harmonização dos movimentos, a memorização e a conscientização do seu corpo em todas essas dimensões, habilitando-se a aplicar a técnica na execução artística da dança. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Jogos teatrais para professores
Ministrante: Roberto Carlos Farias de Oliveira
Ementa: A oficina é resultado da pesquisa em Artes da Cena e visa a apresentar os conceitos de jogos teatrais na perspectiva de Viola Spolin e Augusto Boal como um sistema de trabalho para a desautomatização do ator/jogador. É composta de apresentação do e-book sobre o tema produzido pelo autor da oficina, contendo teoria e prática. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Letra e rima
Ministrante: Arthur Sant’ana Santos
Ementa: O projeto tem por finalidade trazer um pouco da cultura Hip-Hop, da rua para o grupo participante, realizando o contato desses com essa cultura, e com sua maneira de se comunicar através de letras e rimas, tornando possível a interação dos mesmos com os elementos de produção desse veículo de comunicação. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Conheça também as oficinas ofertadas no dia 6 e no dia 8 de dezembro.