Oficinas - Dia 6

Oficinas – Dia 6

As oficinas são espaços de formação e interação a partir do compartilhamento de técnicas artísticas e saberes culturais com os participantes inscritos. Esse momento será mediado tanto por integrantes da comunidade escolar do Ifes, quanto por outros agentes, artistas, produtores e fazedores de cultura da sociedade que se interessaram em colaborar com o evento. 

As vagas das oficinas estão esgotadas. Para participar das outras atividades do Conexão Arte e Cultura inscreva-se aqui.

Todas as oficinas do dia 6 de dezembro acontecem das 16h às 17h30.

Oficina: Como criar vídeos para mídias sociais usando o CapCut
Ministrante: Pietra Borchardt
Ementa: Apresentação das principais funções gratuitas do aplicativo para celular CapCut, que pode ser usado para edição de vídeos para internet. Entre as funções: inserção e recorte de vídeos, transições, inclusão de legenda e trilha sonora. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Como e por que literatura na redação?
Ministrante: Malu Silva Canni
Ementa: Este projeto busca apresentar uma oficina que mostra a literatura brasileira como ferramenta de intertextualidade para a escrita de uma redação. Muitos alunos do ensino médio preocupam-se com a redação do ENEM e dos vestibulares, por esta representar grande parte da nota final de avaliação do estudante. A proposta é mostrar aos alunos de que maneiras e em quais temáticas a literatura brasileira pode ser usada para complementar a escrita da redação, além de atestar a importância e a influência do uso da literatura como intertextualidade. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Texto e expressão corporal: a arte da dramatização de textos poéticos
Ministrante: Welliton de Resende Zani Caravalho
Ementa: Expressão corporal, articulação fonética e dicção. Leitura e declamação do texto poético: suscitando sensações. Performance ao vivo e performance em vídeo. Cenário, figurino e iluminação. Uso de microfones. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Quadrinhos africanos: uma visão da produção do continente
Ministrante: Antelmo da Silva Junior
Ementa: Apresentar e debater as particularidades das histórias em quadrinhos produzidas por autores(as) africanos(as) e/ou publicadas nos mais diferentes países de África. Esta oficina pretende dar visibilidade aos/às quadrinistas mais importantes no cenário dos HQs africanas, discorrendo sobre as obras mais significativas, os principais temas e as distintas culturas quadrinísticas em África. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Conhecendo Escher e seu processo de criação
Ministrante: Marcos Luis Christo
Ementa: Busca apresentar a obra e o processo de criação do artista holandês do século XIX, Maurits Cornelis Escher, na área de desenhos, gravuras e objetos cheios de surpresas visuais. Os trabalhos de Escher são inteligentemente projetados ao unir talento gráfico e estudos da Arte e da Matemática, por meio de conceitos como geometria, simetria, espelhamento, tesselação e metamorfose. A oficina se constituirá de estudo teórico e exercício prático através de desenho. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Iniciando uma conversação com o surdo
Ministrante: Patrícia Barbosa Brithes e Luciano José Ribeiro
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como segunda língua (L2), utilizando uma introdução ao alfabeto, números e vocabulário básico de iniciação de conversação com o Surdo. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Oficina: Cata papel e inventa moda
Ministrante: Maria José Corrêa de Souza
Ementa: Diante do excesso de consumo e descarte produzido na sociedade moderna, a oficina “Cata papel e inventa moda” tem a temática da sustentabilidade a partir da arte e educação ambiental (tem o mesmo tema de um livro organizado por nós em 2020, como resultado de projeto de pesquisa e extensão, desenvolvido no Ifes Campus Venda Nova do Imigrante). Objetiva demonstrar que é possível desenvolver ações locais a partir da reciclagem de papel artesanal como forma de sensibilização e de mudanças de hábitos. Confira o material necessário no detalhamento das oficinas.

Conheça também as oficinas ofertadas no dia 7 e no dia 8 de dezembro.