Relato de Experiência - I Salão de Artes Visuais, Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim

O I Salão de Artes Visuais do campus Cachoeiro de Itapemirim, realizado entre 24/10 e 08/11 de 2019, teve como principais objetivos (1) estimular a produção e a pesquisa artística em arte moderna e contemporânea; (2) divulgar a produção dos artistas da comunidade interna e externa do campus e (3) contribuir para democratização, a circulação, o registro e o acesso à arte e a cultura em nossa região. Foi um evento aberto a toda comunidade interna e externa do campus, tendo recebido para a exposição 15 obras (desenho, pintura, escultura, cartoon) de artistas do sul do estado. O grupo do NAC criou , para a abertura do Salão, um objeto de arte intitulado Módulos Interativos, feito de recicláveis que deveriam ser manuseados e realocados sobre o suporte a fim de criar novas imagens, mas sempre tendo o cuidado de manter o equilíbrio das peças. A exposição foi montada na biblioteca do campus e ficou aberta à visitação das 8h às 21h, tendo uma recepção positiva por parte de todos.

Expositor: Roberto Carlos Farias de Oliveira

Minibio do expositor
Sou essencialmente professor: numa caminhada que já dura 33 anos, em que atuei em todos os níveis da educação básica, nas diversas redes de ensino. Atualmente sou professor de Língua Portuguesa/Literatura e Artes do IFES, campus Cachoeiro de Itapemirim. Considero-me, ainda, um artista experimental – que transita por diversas linguagens – e que procura sempre experienciar um pouco da Arte – teatro, dança, pintura, literatura, artesanato, desenho – em busca de possiblidades de desfrutar do prazer que é viver e viver com arte. Talvez resultado das influências de sua origem, como aluno-professor que sempre fui, arrisquei-me na escrita literária publicando poesia nas coletâneas Nós (1995), Semente Literária (2020) e Lembranças (2021). Além do conto Re-talhos (Amazon, 2017), publica textos no Recanto das Letras. Tenho minhas incursões no teatro como ator no grupo Se Der Jeito a Gente Faz e como organizador-criador de espetáculos como Sarau Romântico, Viagem Literária e Rindo consertam-se os males realizado principalmente no Instituto de Pesquisas Educacionais, IPE, por 15 anos.
Essas experiências narradas e analisadas neste memorial é uma forma de deixar registrado uma parte de meus 55 anos de existência. Sou inquieto, leonino. Uma pessoa que tem sede de encontro, de interações, de trocas – porque a vida só tem sentido se for assim.