Coral de Libras

O Ifes manifesta seu compromisso com a educação inclusiva através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne. Esse setor atua no desenvolvimento de ações inclusivas que contemplam a acessibilidade, permitindo aos alunos que possuem algum tipo de deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade. E então, ao longo desses anos o Campus Itapina marcou sua existência no município de Colatina pela qualidade do ensino ofertado à comunidade, atendendo às novas demandas que a realidade apresenta.
Assim, adequando-se às legislações voltadas ao ensino no atendimento de toda e qualquer situação, passou a ajustar–se física e profissionalmente para receber o aluno com necessidades específicas e ajudar na sua formação de cidadão consciente e plenamente capaz de atuar no mercado de trabalho e na sociedade.
Foi implantado então em 2008, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, coordenado por nós, Denilce Salvador, Orientadora Educacional do Campus Itapina. Uma das primeiras ações do NAPNE, em 2008, foi ofertar o Curso de Libras para servidores, alunos e comunidade em geral. Esse curso também foi oferecido em 2009, 2011 e 2012. Oferecemos também em 2012, o 1º Curso de Deficiência Visual, para alunos e servidores do campus. Com o incentivo da instrutora de Libras, Zuleika Rache, os participantes do curso formaram então o “Coral de Libras”, que vem se apresentando em eventos nos campi do Ifes, e inclusive no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis.
Portanto, o Napne do Ifes – Campus Itapina prioriza dentre seus objetivos oferecer e capacitar em Libras (Língua Brasileira de Sinais) seus servidores para atuar no Instituto. Uma das ações desse setor foi encaminhar a servidora Luciana dos Santos Teixeira, no período de 25 a 28 de fevereiro/2013, para atuar como intérprete de Libras junto a um aluno com deficiência auditiva, ingressante do Campus Venda Nova do Imigrante. Essa parceria entre os campi do Instituto Federal do Espírito Santo caminha para uma sociedade cada vez mais inclusiva, reconhecendo que todos são capazes de aprender, mesmo que em tempos e formas diferentes.
O coral apresentará as músicas: “Corpo e Família” de Aline Barros, “Depende de nós” de Ivan Lins e “Aquarela” de Toquinho. Com vocês, o “Coral de Libras” do Ifes Campus Itapina. Formado pelos servidores: Adelina, Bruno, Carmelita, Djalse, Elton, Fabiola, Giacomina, Henrique, Jadili e Luciana Teixeira.

Expositor: Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napnee

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *