Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha

O Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha também foi memorado no dia 25 de julho de 2019 no Ifes campus Linhares em um evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). Essa data reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência e nos faz refletir e engajar a todos por uma sociedade menos racista, misógina e machista. O evento contou exposições, roda de conversa, apresentação de música, poesia e teatro. Teve mediação da servidora Poliane dos Passos Almeida, além da participação da professora convidada Ana Paula Teodoro da Escola Estadual Bartouvino Costa de Linhares. No evento os estudantes de Arte do campus Linhares produziram desenhos de perfil (realista e simbólico) em preto e branco de importantes mulheres símbolos de luta e resistência da comunidade negra e indígena e também uma oficina de pintura com imagens relacionados à temática. Os trabalhos foram orientados pelo professor de Arte Marcos Luis Christo e expostos no evento.

Expositor: Poliane dos Passos Almeida

Minibio do expositor
Sou psicóloga. Possuo graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional. Atualmente trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tenho experiência na área de Psicologia da educação e social. Pesquisadora de raça e gênero na escola. Atuo na Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar e no Núcleo de Arte e Cultura, onde colaboro na organização de eventos culturais e sociais envolvendo estudantes e servidores do Ifes campus Linhares. Desenvolvo o projeto Melanina, um grupo de leitura e debate sobre questões étnico-raciais e de gênero a partir da literatura.