Abertas as inscrições do Conexão Arte e Cultura

Com o tema “Diversidade, identidade e raízes”, evento tem o objetivo de celebrar e impulsionar as manifestações culturais produzidas no Instituto.

Estão abertas as inscrições do Conexão Arte e Cultura, evento que será promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de 6 a 9 de dezembro. Com o tema “Diversidade, identidade e raízes”, o evento tem o objetivo de celebrar e impulsionar as manifestações culturais produzidas no Instituto, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências dos envolvidos nas ações de arte e cultura.

As inscrições são gratuitas e para participar basta preencher um formulário com dados de identificação e de interesses em atividades ao longo do período de realização do evento. Podem se inscrever todos os atuantes em ações de arte e cultura no Espírito Santo ou que tenham interesse na temática. Os participantes receberão certificado do Ifes.

A programação será desenvolvida toda por meio digital e contará com painéis e mesas-redondas, oficinas, rodas temáticas de conversa, Espaços de Criação Coletiva, Espaços Expositivos, lives e homenagens a artistas.

Arte, cultura e missão institucional

O Conexão Arte e Cultura será o primeiro evento institucional com esta temática a envolver todas as unidades do Ifes. “A ideia nasceu do primeiro encontro dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs), em 2019. O Conexão começou a ser construído em 2020, para ser presencial, mas devido à pandemia, não foi possível. Então, foi transferido para 2021 e pensado para ser on-line”, explicou Niciane Estevão Castro, assistente da Secretaria de Cultura e Difusão do Ifes.“Nossa proposta é fazer a conexão entre as diversas ações que acontecem no âmbito do Ifes e seus diversos agentes, para dar visibilidade e tocar pautas ligadas aos objetivos, missão e visão institucional, e qual o papel da arte e da cultura nesse processo”, detalhou.