Mesas-redondas

Mesas-redondas

Diversidade da animação brasileira e seus processos criativos

7 de dezembro de 16 às 17h30

Mediação: Thalyta Monteiro (Coordenadora do NAC Campus Ibatiba)

 

Gabriel Bitar

Um dos diretores do longa de animação Tito e os Pássaros, filme que participou de mais de 150 festivais, recebeu diversos prêmios e ficou dentro do Short List do Oscar de 2019. Gabriel também já trabalhou em mais de dez longas metragens com animação e direção de arte, tais como Tropicália, Cidade Cinza, Raul e Tim Maia. Foi quatro vezes ganhador do Festival do Minuto com filmes experimentais e realizou o curta-metragem "A Cidade e o Desejo Nº5". Seu estilo único é caracterizado pelo uso de técnica mista. Tem um trabalho pessoal de pintura, gravura, fotografia e realiza performances com projeções feitas com animação ao vivo e Live Paint. Bitar é sócio da Veranito, um pequeno estúdio de São Paulo, onde foi realizada a etapa de composição do filme Tito e os Pássaros.

Fábio Yamaji

Animador, diretor, fotógrafo, montador e crítico, com mais de 250 freelas no audiovisual. Professor de Animação no IED e no Mackenzie, de Cinema na Escola Carlitos e de Animação Experimental na pós-graduação da Anhembi Morumbi. Cofundou a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e o site críticas Cinequanon. Especialista em Stop Motion, também animou 2D, CG e live action. Teve cinco trabalhos em competição no Festival de Annecy e ganhou três vezes o Anima Mundi. Tem textos publicados nos livros Animação Brasileira 100 Filmes Essenciais e Tim Burton Tim Burton Tim Burton, além de material didático para a LEGO Education. Faz arte urbana com origamis.

ARTE URBANA E CULTURA POPULAR

8 de dezembro de 19 às 20h30

Mediação: Eliane Dias (Campus Cariacica)

 

Starley

Grafiteiro, artista visual e educador social desde 2010. Faz parte do Coletivo FG Crew, é idealizador e organizador do Festival ORIGRAFFES (Original Graffiti Espírito Santo). Desenvolve trabalhos artísticos no campo do realismo, participou de diversos Festivais de Arte Urbana, com trabalhos em diversas cidades do Brasil, além de festivais na Europa como o Meeting of Styles - Copenhagen (Dinamarca) e Art Scape (Suécia), e de realizar trabalhos na Noruega. Tem experiência em gestão de projetos, elaborando propostas que tenham a difusão da arte como pilar central, aproximando o graffiti e suas linguagens das pessoas que transitam pelo espaço urbano e comunitário.

faBIO CARVALHO

Fabio Carvalho é capixaba, devoto de São Benedito, músico percussionista e cantor. Bacharel em composição musical pela Ufes e pós-graduando em Políticas e Gestão Cultural na UFRB. Estuda a cultura e os ritmos afro-capixabas, com ênfase para o congo. Também é curador artístico do Festival Torta e Tortinha Black de Cultura Negra, fazedor de cultura e empreendedor social. Foi conselheiro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vitória e do Conselho Municipal do Negro de Vitória.

ISSO NÃO É PRA VOCÊ

9 de dezembro de 10h às 11h30

Mediação: Walter Bacildo (Coordenador Adjunto do NAC Campus Vitória)

 

Mara Pereira

Mulher preta, mãe, educadora e pesquisadora antirracista em conversa com a ancestralidade. Interessada em artes, conhecimentos africanos, afrodiaspóricos e indígenas, infâncias e crianças negras. Doutoranda em Educação pela Ufes, mestra em Artes Visuais (UERJ), especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ) e Graduada em Produção Cultural (UFF). Há mais de vinte anos atuando no campo da educação em instituições culturais. Co-realizadora da Biblioteca Comunitária Alecrim. Idealizadora, coordenadora e curadora-educadora do projeto Erù-Iyá: movimentos antirracistas. Foi educadora no Paço Imperial, CCBB-RJ, MAC-Niterói; coordenadora de ações e conteúdo no Núcleo Experimental de Educação e Arte - MAM-RJ; educadora-supervisora no Museu de Arte do Rio; coordenadora de educação na Fundação Eva Klabin e na Biblioteca Parque Estadual, dentre outras instituições e projetos.

Gustavo Mackaco

Músico e compositor capixaba com 25 anos de estrada, hoje desponta com um dos elogiados letristas da nova MPB e está em fase de lançamento do seu quarto álbum solo "Antenas Ancestrais". Na bagagem traz projetos e parcerias com grandes nomes da música brasileira como Gabriel O Pensador, Otto, Sérgio Britto (Titãs) e Zé Geraldo.