Abertura do Conexão Arte e Cultura teve homenagens e bate-papo

O Conexão Arte e Cultura começou nesta segunda-feira (6) com homenagens e um bate-papo sobre cultura e educação. A cerimônia de abertura teve início por volta das 10 horas, com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela; do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; do pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; e a representante da Secretaria de Cultura do Ifes e da Comissão Organizadora do Evento, Niciane Castro. O momento foi transmitido tanto pela plataforma do evento quanto pelo YouTube do Ifes.

O reitor do Ifes, deu as boas-vindas e fez os agradecimentos a todos os envolvidos na realização do Conexão, destacando que foram dois anos de trabalho duro. “É uma alegria muito grande nós do Ifes chegarmos a produzir um evento deste tamanho. Nossa força está justamente na diversidade, na formação integral dos alunos, na conexão com a sociedade e na contribuição com a inovação. Este evento mostra a capacidade de mobilização da nossa instituição”, afirmou.

Em sua fala, Niciane destacou que o evento é a realização de um sonho dos Núcleos de Arte e Cultura, e que já nasce grandioso e ousado. Para o pró-reitor Renato Tannure, “o Ifes sempre mereceu um evento grande que envolvesse toda a riqueza dos núcleos de arte e cultura” e este momento vem ao encontro dessa expectativa.

Já Fabrício Noronha ressaltou a relevância do trabalho dos homenageados. O Conexão homenageou Renato Casara, luthier e fundador do Instituto Preservarte; André Prando, músico e compositor; Kika Carvalho, artista visual; e Lucia Caus, da Galpão Produções – Instituto Brasil de Cultura e Arte, organizador do Festival de Cinema de Vitória. Ele ainda destacou a parceira do Ifes e da Secult em projetos como o ES+Criativo.

Arte e Educação
Os homenageados do Conexão Arte e Cultura tiveram um momento para falar um pouco sobre suas trajetórias e fazer agradecimentos. Em seguida, num bate-papo mediado pelo professor Ronis Faria de Souza, responderam a questões do público. Todos foram convidados ainda a falar sobre a articulação entre arte, cultura e educação.

André Prando destacou que são conceitos conectados. “É um erro não considerar essa conexão. Na minha educação, nas escolas que frequentei, eu não tive muito estímulo em relação à arte. Como se educação fosse uma coisa separada”, contou, ressaltando que sentia essa ausência como estudante, e que a música parecia algo muito distante. Para ele, é preciso trazer os artistas para perto dos jovens.

Lucia Caus avaliou que seu trabalho sempre teve esses três elementos. “Durante todo o tempo, como produtora, a educação sempre está atrelada aos projetos. Buscamos promover o intercâmbio entre gerações de artistas, inserindo isso dentro do processo educacional, de formação de públicos e estímulo ao pensamento crítico.”

Renato Casara reforçou a necessidade de uma educação musical ser iniciada o quanto antes, ainda com bebês. “No meu trabalho, minha preocupação não era formar grandes músicos, mas futuros pais de músicos”, apontou, afirmando que a música é uma linguagem, algo que aproxima as pessoas e abre portas.

Confira a gravação da abertura do Conexão Arte e Cultura.

Inscreva-se para participar da programação e receber certificado.